Questionário vaga 7

O questionário SHARE da vaga 7 contém um total de 16 módulos, incluindo um módulo inicial, o SC (Coverscreen) respeitante às informações do agregado doméstico e de cada um dos seus membros.

Além dos módulos convencionais, o questionário da vaga 7 contém um módulo novo chamado SHARELIFE (histórias de vida). O SHARELIFE foca-se nas histórias de vida das pessoas, incluindo importantes áreas da vida do respondente, variando dos parceiros e filhos a história da habitação e do trabalho, assim como questões detalhadas sobre saúde e cuidados com a saúde.

Dando continuidade a dimensão longitudinal do projeto em Portugal, a vaga 7 conta com um módulo que se aplica apenas nas situações em que a pessoa entrevistada na vaga 6 faleceu. Este módulo contempla informações sobre o último ano de vida da pessoa falecida entre a vaga 6 e a vaga 7 do inquérito (módulo XT).

A entrevista tem uma duração média de 70 minutos por agregado, no caso do agregado ser composto por uma única pessoa elegível, e  de 110 minutos no caso do agregado conter duas pessoas elegíveis.

 

Tabela 1. Síntese dos módulos do questionário.

 

 

 

 Módulo

 

 

 

     Designação

 

 

 

    AC

 

Atividades

 

    PH

Saúde física

 

    RH

Retrospectiva dos cuidados de saúde

 

    RA

História retrospectiva do alojamento

 

    BR

Risco Comportamental

 

    RC

História retrospectiva da infância

 

    RE

Retrospectiva do emprego

 

    CF

Funções cognitivas

 

    CH

Família & filhos

 

    EP

Emprego & Pensões

 

    FT

Tranferências financeiras

 

    HC

Cuidados de saúde

 

    HH

Rendimentos do agregado

 

    HO

Alojamento

 

    MH

Saúde mental

 

 

    SP

 

Suporte social

 

 

 

Breve descrição de cada módulo:

 


AC (Actividades) contém uma série de perguntas que incidem sobre as actividades realizadas nos últimos 12 meses e o modo como os indivíduos se sentem em relação a diversos aspectos da sua vida.

 

PH (Saúde Física) procura captar vários aspectos da saúde do entrevistado, desde a auto-percepção da sua saúde a aspectos mais concretos do seu estado de saúde como a invalidez, doença crónica, dores e dificuldades sentidas no desempenho de actividades diárias.

 

RH (Retrospectiva dos cuidados de saúde) recolhe dados sobre os cuidados de saúde do entrevistado.

 

RA (História retrospectiva do alojamento) recolhe dados sobre ....

 

BR (Risco Comportamental) recolhe informações sobre  os comportamentos de  relacionados com a saúde, como fumar, beber álcool e a realização de actividades físicas.

 

RC (História retrospectiva da infância) recolhe dados sobre a infância do entrevistado.

 

RE (Retrospectiva do emprego) recolhe dados sobre ....

 

CF (Função Cognitiva) pretende avaliar quatro dimensões das funções cognitivas do entrevistado: memória, concentração, numeracia e fluência verbal.

 

CH (Família e Filhos) recolhe dados sobre os pais, irmãos e filhos do entrevistado. As informações sobre os pais do entrevistado (estilo de vida, saúde e profissão) reportam-se à data em que o entrevistado tinha 10 anos.

 

EP (Emprego e Profissão) recolhe informações sobre as eventuais actividades profissionais actuais do entrevistado, o rendimento que delas obtém assim como o rendimento de outras fontes e pensões.  

 

FT (Tranferências Financeiras) interroga o entrevistado sobre eventuais transferências e pagamentos regulares que possa ter pago ou recebido de outros, incluindo questões sobre heranças recebidas.

 

HC (cuidados de Saúde) inclui questões sobre a frequência com que o entrevistado procura cuidados médicos, desde a ida ao médico a estadias no hospital, e ainda questões sobre seguros de saúde ou outros apoios.

 

HH (Rendimento do Agregado) e CO (Consumo) pretendem compilar algumas medidas sumárias de vários tipos de rendimento e despesas do agregado (alimentação, combustível, electricidade e telefone).

 

HO (Alojamento) recolhe informações sobre a situação actual do alojamento  do entrevistado (dimensão, qualidade do alojamento, valor da propriedade, hipotecas, rendas, etc.).

 

MH (Saúde Mental) apura a percepção do entrevistado sobre as suas condições de vida e recolhe informações sobre os seus eventuais problemas emocionais.

 

SP (Apoio Social) recolhe informações sobre os apoios que os entrevistados recebem da família e de outras pessoas que não pertençam ao seu agregado familiar, apurando ainda a forma como os membros do agregado se entreajudam.

 

 

 

 

 


Para aceder ao questionário completo, por favor clique aqui.