plugin.tt_news ERROR:
No pid_list defined

Notícias

30/03/2022

O Instituto SHARE de Berlim – um novo instituto de investigação científica

As principais instituições de investigação alemãs levam para Berlim o maior estudo longitudinal em Ciências Sociais, na Europa.

O estudo sobre Envelhecimento, Saúde e Reforma na Europa (SHARE) vai passar a ser coordenado a partir de Berlim, tendo sido já assinado o acordo de parceria para o novo Instituto SHARE de Berlim. O SHARE será futuramente integrado num consórcio que agrega quatro prestigiadas instituições de investigação: WZB Berlin Social Science Center, German Institute for Economic Research (DIW Berlin), Charité – Universitätsmedizin Berlin e German Centre of Gerontology - Deutsches Zentrum für Altersfragen (DZA). O novo Instituto trabalhará também em estreita colaboração com o Robert-Koch-Institute (RKI).

O SHARE é uma infraestrutura de investigação que visa, nomeadamente, estudar o impacto das políticas de saúde, sociais e económicas no percurso de vida dos cidadãos europeus. Desde 2004 até hoje, foram realizadas 530.000 entrevistas com 140.000 pessoas com 50 ou mais anos de idade, de 28 países europeus e Israel. Assim, o SHARE é o maior estudo longitudinal pan-europeu em Ciências Sociais que fornece micro-dados longitudinais, comparáveis internacionalmente.

O SHARE tem atualmente mais de 14.000 utilizadores científicos em todo o mundo. Em média, é publicado diariamente um artigo científico baseado em dados do SHARE. Os dados servem tanto para a investigação básica, como para a elaboração de políticas baseadas em evidências científicas, a nível europeu e nacional.