plugin.tt_news ERROR:
No pid_list defined

Metodologia de amostragem

Desenho da amostra

O desenho da amostra compreendeu cinco etapas com a selecção de 4 dígitos do código postal na primeira etapa, das freguesias na segunda etapa, dos 7 dígitos do código postal na terceira etapa, dos endereços na quarta etapa, e verificação da elegibilidade pela idade na quinta etapa. Os detalhes destas cinco etapas estão descritos abaixo:

 

Etapa 1: Portugal foi estratificado em 22 sub-regiões resultantes da combinação de critérios de localização geográfica (7 regiões em Portugal continental mais RA Açores e RA Madeira) e dimensão da população de 50 e mais anos (menos do que 10000 habitantes, entre 10000 e 20000 habitantes, e mais do que 20000 habitantesEm cada sub-região selecionou-se de forma aleatória simples um código de postal de 4 dígitos.

 

Etapa 2: Para cada código postal de 4 dígitos selecionado na etapa 1, foi selecionada uma amostra aleatória de freguesias com probabilidade proporcional ao número dos seus códigos postais de 7 dígitos. Note-se que uma freguesia pode ser identificada por mais do que um código postal de 4 dígitos. Nestes casos, consideraram-se apenas as freguesias com os códigos postais de 4 dígitos da etapa 1.

 

Etapa 3: Para cada freguesia selcionada na etapa 2, foi selecionada uma amostra de códigos postais de 7 dígitos utilizando um tipo de amostragem aleatório simples.

 

Etapa 4: Para cada código postal de 7 dígitos selecionado na etapa 3, selecionou-se uma amostra de endereços (não mais do que 20) utilizando um tipo de amostragem sistemático com a seleção aleatória da primeira unidade. Globalmente, a dimensão das amostras selecionadas nas etapas 2, 3 e 4 foi calculada de modo a que o número de endereços postais em cada sub-região fosse proporcional à dimensão da população de 50 e mais anos correspondente. As únicas excepções foram: (i) as duas sub-regiões da Madeira e Açores, onde o número de endereços selecionados tem uma ponderação cinco vezes superior à ponderação da maioria das sub-regiões do continente, e (ii) as duas sub-regiões do Sul Interior que têm uma ponderação duas vezes à ponderação das restantes sub-regiões do continente.

 

Etapa 5: Uma fase de prospeção de moradas foi realizada no terreno pelos entrevistadores através do Sistema de Gestão da Amostra do SHARE, com o intuito de selecionar, aleatoriamente, os indivíduos elegíveis pela idade, a serem entrevistados. O cônjuge/companheiro do membro do agregado selecionado foi também selecionado, independentemente da sua idade, enquanto que outros membros do agregado não foram selecionados, ainda que passíveis de serem elegíveis pela idade.