plugin.tt_news ERROR:
No pid_list defined

Convite à Apresentação de Comunicações

O envelhecimento da população coloca inúmeros desafios aos indivíduos, famílias, instituições e Estado. Para responder adequadamente a estes desafios têm sido implementados projetos científicos comparativos, multidisciplinares e longitudinais em diversos países do mundo.

 

Portugal participa, desde 2010, no estudo SHARE - Survey of Health, Ageing and Retirement in Europe, que recolhe e disponibiliza informação sobre a saúde, condições económicas e relações sociais dos europeus de 50 e mais anos. O SHARE constitui uma das mais importantes infraestruturas de investigação social a nível mundial, europeu e nacional, incluindo informação sobre mais de 150.000 indivíduos (2100 indivíduos residentes em Portugal) e abrange a articulação entre a saúde e os fatores económico-sociais na definição das condições de vida da população de 50 e mais anos. A extensa informação recolhida e analisada pela comunidade científica nacional e internacional (mais de 8000 utilizadores registados com mais de 2100 publicações baseadas nos dados do SHARE) suporta a elaboração de políticas baseadas em evidências científicas.

 

O SHARE-Portugal, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia organizam o Seminário Envelhecimento em Portugal e na Europa: o SHARE como infraestrutura de investigação social, que terá lugar nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 6 de Julho de 2018.

 

Convida-se a comunidade científica a submeter propostas de comunicação, com base em trabalhos de investigação (de qualquer área científica) que utilizem dados do SHARE. As comunicações devem integrar propostas de intervenção e/ou políticas que respondam aos desafios do envelhecimento demográfico e individual. A seleção das propostas será feita por critérios de qualidade científica, de impacto potencial para a intervenção social e políticas públicas e de diversidade temática. Dependendo do número de propostas que venham a ser submetidas, poderá ocorrer a apresentação em poster de algumas das propostas de comunicação.

 

As propostas de comunicação (até 1000 palavras) deverão ser enviadas para o email share_portugal@ics.uminho.pt, até ao dia 11 de junho de 2018.

 

Data: 06.07.2018

Local: Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 3)

Destinatários: Utilizadores de dados do SHARE; Estudantes, investigadores, profissionais e decisores políticos interessados na temática do envelhecimento.

Organização: SHARE-Portugal, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Inscrições gratuitas (sujeitas a inscrição prévia por limitações de espaço)